RSS Benjamin Constant - AM Notícias de Benjamin Constant/AM Tue, 23 Apr 2024 18:16:21 -0300 Tue, 23 Apr 2024 18:16:21 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.benjaminconstant.am.gov.br/rss Cidade Empreendedora: Preparando Benjamin Constant para o Turismo. Tue, 25 Jul 2023 17:05:18 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1342/?cidade-empreendedora-preparando-benjamin-constant-para-o-turismo.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1342/?cidade-empreendedora-preparando-benjamin-constant-para-o-turismo.html Benjamin Constant, um município repleto de potencialidades turísticas, está prestes a ingressar na rota dos destinos mais procurados do Brasil. Através do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura local e o Sebrae Amazonas, serão implementadas uma série de ações estratégicas para fortalecer o setor turístico e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Um dos primeiros passos para consolidar Benjamin Constant como um destino turístico é a criação do Projeto de Lei Municipal de Turismo. Essa iniciativa consiste em realizar estudos preliminares, pesquisas minuciosas sobre as particularidades da região, reunir encontros de discussão com a comunidade local, além de elaborar e validar a proposta preliminar em oficinas participativas. Todo esse processo visa a construção coletiva de um projeto de lei sólido e eficaz, que atenda às necessidades da cidade e estimule o turismo de forma sustentável.

A parceria entre a Prefeitura de Benjamin Constant e o Sebrae Amazonas será fundamental nesse contexto, oferecendo suporte técnico e expertise na elaboração do projeto de lei. Juntos, buscarão identificar os principais atrativos turísticos do município, bem como as demandas e desafios enfrentados pelo setor. O resultado será um projeto que valorize as peculiaridades locais, aproveite as potencialidades naturais e culturais e estabeleça diretrizes para o desenvolvimento ordenado do turismo.

Após a elaboração do Projeto de Lei Municipal de Turismo, ele será entregue à prefeitura para análise e posterior tramitação nos órgãos competentes. Esse passo é de extrema importância para formalizar as ações propostas e garantir a sua implementação de acordo com as normas e regulamentações vigentes.

O Cidade Empreendedora também engloba a criação do Plano de Ordenamento Turístico (POT). Esse plano visa estabelecer diretrizes para o desenvolvimento do turismo de forma integrada e planejada. Para isso, serão realizados estudos iniciais para identificar as potencialidades e fragilidades do município, bem como a primeira oficina participativa para promover a discussão e o engajamento na definição das metas e ações.

Com a participação ativa do setor turístico, será elaborada uma versão preliminar do POT. Essa etapa é fundamental para validar as propostas e garantir que o plano reflita as expectativas e necessidades da população, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Dessa forma, Benjamin Constant poderá explorar seu potencial turístico de forma sustentável, promovendo o crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais.

O prefeito de Benjamin Constant, David Nunes Bemerguy, destaca a importância do programa Cidade Empreendedora para o município. “Estamos entusiasmados com a parceria firmada entre a Prefeitura de Benjamin Constant e o Sebrae Amazonas por meio do programa Cidade Empreendedora. Acreditamos que o turismo é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico da nossa cidade, e essa iniciativa nos fornecerá as ferramentas necessárias para transformar nosso potencial em realidade”, conta Bemerguy.

]]>
Obras a todo vapor em Benjamin! Mon, 24 Jul 2023 22:08:06 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1333/?obras-a-todo-vapor-em-benjamin.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1333/?obras-a-todo-vapor-em-benjamin.html
🏗️ Sextou com obras a todo vapor em BC!
O prefeito David Bemerguy conferiu de perto os trabalhos no Centro Cultural e Gastronômico Raimundo Dimas. 💚
🎉 O Festival Folclórico Benjaminense vem aí e a praça de alimentação vai ser o ponto de encontro da festa!
😀 Mas isso é só o começo, esse futuro do parque vai oferecer uma estrutura completa de lazer, cultura e entretenimento para as famílias benjaminenses.
O Verão de Obras em BC é assim: só alegria e boas notícias. 🌞
]]>
Prefeito David Bemerguy cobra governos para evitar desabastecimento durante seca no AM. Mon, 24 Jul 2023 23:54:20 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1339/?prefeito-david-bemerguy-cobra-governos-para-evitar-desabastecimento-durante-seca-no-am.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1339/?prefeito-david-bemerguy-cobra-governos-para-evitar-desabastecimento-durante-seca-no-am.html O prefeito do município de Benjamin Constant (a 1.119 quilômetros de Manaus) e do G9, David Bemerguy, enviou um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e para a Defesa Civil do Amazonas alertando sobre o risco de desabastecimento na região da tríplice fronteira em virtude da vazante do Rio Solimões.

O G9 é um grupo que representa os interesses dos municípios da mesorregião do Alto Solimões. No documento, ele solicita um Estudo de Viabilidade de Dragagem, com a máxima urgência possível. Com o nível das águas baixando drasticamente, a dificuldade de navegação ameaça o transporte de produtos básicos para diversas cidades.

Articulação em Brasília

Segundo o gestor do Executivo municipal, representantes do DNIT já se comprometeram em averiguar a situação. “Em Brasília, contei com o apoio do senador Eduardo Braga para pedir providências diretamente ao DNIT. Conforme orientação do órgão, elaboramos um ofício explanando o problema.  Dada a urgência da situação, já está certo que virão dois superintendentes do DNIT ainda este mês para fazer uma visita in loco no trecho entre Benjamin Constant e Tabatinga. A ideia é avaliar a viabilidade de dragagem nos pontos mais críticos”, afirmou David.

O Presidente do G9 também esteve com o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, para tratar da questão. A ideia é realizar em breve uma reunião entre os prefeitos do Alto Solimões e o Governo Estadual. O objetivo é alinhar ações e providências com a Defesa Civil do Amazonas.

Previsão de estiagem severa

De acordo com o ofício, a atual situação de estiagem promete ser mais severa do que em anos anteriores, com base em um alerta emitido pela Defesa Civil do Amazonas. O documento enviado ao diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Medeiros, descreve uma situação preocupante.

“Segundo os dados da estação que monitora o nível do Rio Solimões, na cidade de Tabatinga – AM (Cod. da Est. Nº 10100000), o registro de hoje (17/07/2023) é de 4,50m (quatro metros e cinquenta centímetros), nesta mesma data, em 2021, o nível era de 7,60m (sete metros e sessenta centímetros); em 2022, era de 7,28m (sete metros e vinte e oito centímetros).”

À frente do Grupo de Município do Alto Solimões (G9), David conta que essas providências estão sendo tomadas para garantir o abastecimento de produtos em toda região.

“Como prefeito de Benjamin Constant e presidente do G9, sei que o problema também atinge Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença e outros municípios. Estamos aguardando a equipe do DNIT e a previsão é que os superintendentes cheguem dia 25 de julho no Alto Solimões para fazer o estudo de viabilidade da dragagem”, concluiu.

]]>
Prefeito de Benjamin cumpre extensa e produtiva agenda em Brasília. Mon, 24 Jul 2023 22:12:17 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1334/?prefeito-de-benjamin-cumpre-extensa-e-produtiva-agenda-em-brasilia.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1334/?prefeito-de-benjamin-cumpre-extensa-e-produtiva-agenda-em-brasilia.html
O prefeito de Benjamin Constant segue cumprindo uma extensa e produtiva agenda em Brasília. Juntamente com o seu irmão e prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, buscam melhorias para seus municípios e região. Eles articulam recursos e ações junto a deputados federais, senadores e ministros.
David está à frente do G9, grupo criado para representar o Alto Solimões. Acompanhados pelo deputado Átila Lins, estiveram no Calha Norte tratando do desenvolvimento regional com diretor do Programa, o General Ubiratan Poty.
Outra importante pauta foi a reivindicação da criação de uma universidade federal no Alto Solimões. Os prefeitos e o deputado Átila foram recebidos pelo Ministro da Educação Camilo Santana para tratar desse tema.
Os irmãos também estiveram junto ao senador Eduardo Braga encaminhando recursos provenientes de indicações e emendas de autoria do parlamentar, que é outro importante parceiro e apoiador dos municípios do Alto Solimões.
]]>
XXVII JEAS inicia em Benjamin Constant. Tue, 25 Jul 2023 00:03:07 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1340/?xxvii-jeas-inicia-em-benjamin-constant.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1340/?xxvii-jeas-inicia-em-benjamin-constant.html Os Jogos Estudantis do Alto Solimões – JEAS – tiveram sua abertura neste sábado, 1º de julho, em Benjamin Constant, a 1119 Km de Manaus. Em sua 27ª edição, o JEAS alcança o título de maior evento esportivo do interior do Amazonas, mobilizando cerca de mil atletas. Além de estudantes do município anfitrião, participam estudantes de Amaturá, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins. Com o tema “Unindo o Alto Solimões”, o JEAS 2023 segue até sexta-feira, 07 de julho, com provas e partidas em diversos pontos da cidade.

A programação começou com a apresentação das delegações, que saíram do Bumbódromo e desfilaram até o Ginásio João Correa de Oliveira, principal palco esportivo do evento. A noite de abertura teve direito a atrações culturais, acendimento da pira olímpica e concurso da escolha da Rainha do JEAS. Outra participação destacada  foi a do mascote “Carocinho”, inspirado no Açaí, cujo cocar indígena representa os povos do Alto Solimões. O mascote foi eleito por meio de concurso realizado entre alunos da rede municipal de ensino.

Os Jogos Estudantis do Alto Solimões foram criados há 44 anos por um grupo de cidadãos benjaminenses apaixonados pelo esporte. O objetivo era incentivar a prática de modalidades olímpicas entre os jovens, especialmente o atletismo. A edição atual do JEAS contempla 22 modalidades, incluindo futsal, futebol de campo, handebol, vôlei, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, atletismo de pista e campo, motocross, luta olímpica, jiu jitsu e boxe.

Retomada histórica

Após 16 anos sem serem realizados, os Jogos foram retomados pela atual Gestão Municipal de Benjamin Constant em 2022. Desde então, a Prefeitura tem se dedicado a fortalecer o evento, este que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do esporte na região. O prefeito David Bemerguy destaca a importância desse retorno. “O resgate do JEAS é histórico. Os jogos têm mais de 40 anos de existência. Temos jovens atletas que nunca haviam assistido aos JEAS, mas que hoje estão participando. Há também pessoas que participaram das edições passadas e hoje estão aqui torcendo pelos seus filhos. Tudo isso abrilhanta ainda mais esse evento, que passa de geração para geração”, afirmou David.

Integração regional

O Prefeito garante que o JEAS vai muito além do esporte, sendo também uma oportunidade para fortalecer a integração regional. “A união pelo esporte sempre foi um desejo coletivo de todos os nossos prefeitos. Agora, estamos aqui juntos, nos reorganizando para colocar nossa região no lugar que ela merece. Vamos mostrar que o Alto Solimões é forte, unido e determinado” concluiu David.

]]>
Prefeitura de Benjamin entrega kits uniformes e equipamentos para atletas. Mon, 24 Jul 2023 22:48:33 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1337/?prefeitura-de-benjamin-entrega-kits-uniformes-e-equipamentos-para-atletas.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1337/?prefeitura-de-benjamin-entrega-kits-uniformes-e-equipamentos-para-atletas.html
A Prefeitura de Benjamin Constant vestiu a camisa do Jeas e entregou kits completos para os atletas benjaminenses 😍⚽️
A entrega dos kits foram feitas pelo prefeito David Bemerguy e a primeira dama Jhonah Melly, que equiparam os atletas com uniformes e equipamentos para os representantes de cada modalidade.
A entrega dos kits foi realizada no sábado (01° de Julho) em vésperas da estreia dos atletas no Jeas 2023.
Para cima BC🚀❤️💚
]]>
COMEÇOU O JEAS! Mon, 24 Jul 2023 22:45:05 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1336/?comecou-o-jeas.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1336/?comecou-o-jeas.html
COMEÇOU 🥳😍
Preparem suas torcidas que o Jeas 2023 já começou no Ginásio João Correa de Oliveira!📍🎉
O evento está sendo transmitido em Live no Facebook da prefeitura de Benjamin Constant. 🗓️
O Jeas começou e promete ser o evento esportivo de maior destaque na região. São quase mil atletas competindo intensamente em 21 modalidades esportivas.
]]>
População de Benjamin Constant (AM) é de 37.648 pessoas, aponta o Censo do IBGE Mon, 24 Jul 2023 23:49:13 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1338/?populacao-de-benjamin-constant-am-e-de-37648-pessoas-aponta-o-censo-do-ibge.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1338/?populacao-de-benjamin-constant-am-e-de-37648-pessoas-aponta-o-censo-do-ibge.html

A população da cidade de Benjamin Constant (AM) chegou a 37.648 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 12,68% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Amazonas, a população é de 3.941.175, o que representa um aumento de 13,12% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Benjamin Constant está:

  • na 15ª colocação no estado;
  • na 91ª colocação na região Norte;
  • e na 872ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Benjamin Constant tem uma densidade demográfica de 4,32 habitantes por km² e uma média de 4,85 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.



]]>
10ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. Mon, 24 Jul 2023 22:26:32 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1335/?10a-edicao-da-conferencia-municipal-de-assistencia-social.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1335/?10a-edicao-da-conferencia-municipal-de-assistencia-social.html
Estamos realizando, no Centro de Convivência da Família, a 10ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social.🤝
💚 Sob a liderança da Secretária Municipal de Assistência Social, Jhonah Melly, o evento promove uma ampla discussão sobre as políticas públicas do setor de forma democrática e participativa.
Aqui nascem as novas propostas e diretrizes que serão apresentadas na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em Manaus. ✅
🗳️ Na conferência também são eleitos os seis delegados que representarão BC na capital amazonense.
]]>
Benjamim Constant intensifica a vacinação contra a poliomielite. Tue, 25 Jul 2023 00:57:57 -0300 https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1341/?benjamim-constant-intensifica-a-vacinacao-contra-a-poliomielite.html https://www.benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1341/?benjamim-constant-intensifica-a-vacinacao-contra-a-poliomielite.html

O caso de poliomelite em um bebê indígena em Loreto, no Peru, foi a 500 km de distância da fronteira do país com o Amazonas e Acre. Após o registro, autoridades de saúde de Benjamin Constant, interior do Amazonas, intensificaram a vacinação contra a doença em crianças menores de cinco anos.

O governo do Peru confirmou o caso de poliomielite em um bebê indígena no Distrito de Manseriche, no estado de Loreto, no dia 22 de março deste ano. A Rede Amazônica apurou que o local fica a cerca de 500 km de distância da fronteira com o Brasil.

A região de fronteira é considerada, pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), de alto risco para a reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil, devido à baixa cobertura vacinal do lado peruano e o grande fluxo de pessoas e mercadorias dos dois lados da fronteira fluvial.

Depois que o bebê peruano apresentou sintomas da poliomelite, equipes de vacinadores passaram a ir nas casas em Benjamin Constant para vacinar crianças menores de cinco anos contra a doença.

O último caso confirmado de paralisia infantil na região das Américas havia sido registrado em 1991. Para evitar que o Brasil volte a ter casos da doença, autoridades de saúde do Amazonas orientam a intensificação das ações de imunização.

“Por não ter muitos casos de poliomielite nas últimas décadas, as pessoas vão relaxando. Não é incomum de se ter carteirinhas de crianças incompletas. Então, é muito importante que a gente faça um trabalho muito grande de comunicação, capacitação e oferecer ajuda junto aos municípios para que eles efetivem o ato de vacinar”, destaca o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus capaz de infectar crianças e adultos.

O jeito mais comum de pegar pólio é pelo contato oral com objetos e alimentos mal lavados e água contaminada por fezes de pessoas infectadas. Isso porque, depois que o vírus entra no organismo, ele se multiplica no intestino e é expelido quando a pessoa vai ao banheiro.

Também existe a transmissão por gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra, mas é menos comum. A poliomielite pode causar paralisia e até mesmo a morte.

Os sintomas mais frequentes são:

  • febre
  • mal-estar
  • dor de cabeça
  • dor de garganta e no corpo
  • vômitos
  • diarreia
  • constipação (prisão de ventre)
  • espasmos
  • rigidez na nuca
  • meningite

Na forma paralítica ocorre:

  • Instalação súbita de deficiência motora, acompanhada de febre.
  • Assimetria acometendo, sobretudo a musculatura dos membros, com mais frequência os inferiores;
  • Flacidez muscular, com diminuição ou abolição de reflexos profundos na área paralisada;
  • Sensibilidade conservada;
  • Persistência de paralisia residual (sequela) após 60 dias do início da doença.

]]>